Você conhece a Ventosaterapia?

ventosaterapia

Social Media

Most Popular

Categories

Você conhece a Ventosaterapia? A Ventosaterapia faz parte da medicina oriental chinesa e vem ganhando muitos adeptos pelos efeitos terapêuticos e relaxantes, reconhecido por muitos atletas.

Por aumentar a oxigenação local, a ventosaterapia vai além de uma excelente terapia para dores e relaxamento muscular, ela também é eficaz em diversos tratamentos estéticos, como a celulite (FEG)!

Ventosaterapia como um grande aliado aos atletas

Essa técnica vem ganhando cada vez mais adeptos entre atletas, frequentadores de academias e também por muitas mulheres devido seus benefícios no tratamento da celulite (FEG).

Além disso a estética tem inúmeras utilizações terapêuticas muito utilizada no tratamento de dores agudas e crônicas.

Contudo sabe-se que em algum momento da vida todas as pessoas vão ter algum tipo de dor.

Além disto é usada principalmente para tratar doenças respiratórias, como bronquite, asma e congestão; artrite; problemas gastrointestinais e dores.

Alguns profissionais também usam a ventosaterapia para tratar a depressão e reduzir o inchaço.

Conforme os resultados de revisões sistemáticas e evidências médicas sugerem que a ventosaterapia pode ser eficaz para várias doenças / condições, em particular, dores crônicas, e na reabilitação esportiva, além de acne, neuralgia herpética e paralisia facial.

Benefícios

Atletas de diversas modalidades esportivas recorrem à técnica de ventosaterapia devido seu efeito relaxante, para recuperar de dores e fadiga devido aos treinos exaustivos.

Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, o público em geral pôde notar um elevado número de atletas de alto rendimento.

Fazendo uso da ventosaterapia para dores, reabilitação músculo-esquelética esportiva, e prevenção de lesões.

Além disso a ventosaterapia também vem ganhando muitos adeptos entre as pessoas praticantes de cross fit e outras modalidades em academias.

Dentre os benefícios, pode-se citar:

– Drena resíduos e toxinas do tecido;

– Melhora a tonificação muscular;

– Aumenta a nutrição de oxigênio local;

– Drena o excesso de fluidos;

– Trata a celulite (FEG).

Efeitos Adversos da Ventosaterapia

Por isso efeitos adversos resultantes da terapia de ventosaterapia estão relacionados com equimoses (que tipicamente solucionadas dentro de alguns dias), inchaço e/ou queimaduras em alguns casos. 

Além disso, em nossa revisão, 10,3% dos estudos incluídos relataram equimoses como um leve efeito colateral com lesões desaparecendo dentro de 2-5 dias após o tratamento.

Portanto a equimose é considerada uma reação normal após o procedimento, que desaparecerá automaticamente em poucos dias, e não há necessidade de qualquer tratamento.

(Referência bibliográfica: Cao H, Li X, Liu J. An updated review of the efficacy of cupping therapy).

Além disto as equimoses desaparecem, recomenda-se que não tomem sol enquanto as equimoses estiverem presentes e também para acelerar o desaparecimento.

Pode utilizar pomadas ou géis a base de arnica e também a ozonioterapia no local, promovendo rápido clareamento da pele.

Sobretudo o uso de filtro solar na região exposta também é válido, pois evitará manchas na pele.

Não se esqueça também que hidratação é fundamental!

Nós da Cursos Em Estética, que juntamente com a Dra. Thuanny Farina, especialista em procedimentos estéticos avançados, criamos uma escola para ajudar profissionais a se especializarem em cursos na área da estética.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Posts Relacionados

Habilitação Coffito

Cursos de Capacitação para Fisioterapeutas espaço A Cursos em Estética é habilitada pelo Coffito a ministrar cursos de capacitação para profissionais fisioterapeutas de Toxina Botulínica,

Ácido Alfa Lipóico

Ácido Alfa Lipóico É um ácido graxo de cadeia curta, encontrado nas mitocôndrias, sintetizado no fígado e também é obtido na dieta pelas carnes de

Você sabe o que é BCAA?

Você sabe o que é BCAA O termo BCAA é na verdade uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada, que