Ácido Alfa Lipóico

Social Media

Most Popular

Categories

Ácido Alfa Lipóico

É um ácido graxo de cadeia curta, encontrado nas mitocôndrias, sintetizado no fígado e

também é obtido na dieta pelas carnes de animais como fígado e coração e de certas plantas, como brócolis, tomate, espinafre, couve de Bruxelas e farelo de arroz. No entanto, a partir dos alimentos, não ocorre um aumento significativo de ácido alfa lipóico livre no corpo.

É muito conhecido como antioxidante universal devido a sua propriedade de poder reagir com água e gordura, o que torna o ácido alfa lipóico um potente antioxidante para livrar o corpo dos radicais livres.

O Ácido Alfa Lipóico é responsável por estimular a biossíntese de uma enzima do nosso organismo que exerce também uma marcada ação neutralizadora dos radicais livres. Esta enzima neutraliza um dos radicais livres mais agressivos para a pele, o radical peróxido, transformando-o em água. Pensa-se que o Ácido Lipóico tem também um papel importante no metabolismo do organismo, mais particularmente na produção de energia.

Funções do Ácido Alfa Lipóico

Uma das principais funções é ajudar a transformar a glicose em energia, além de ser um potente antioxidante no combate aos radicais livres, que são resíduos de produtos criados quando o organismo transforma alimentos em energia. O ácido alfa lipóico pode neutralizar os radicais livres e impedi-los de causar reações químicas nocivas que danificam as células.

Propriedades do Ácido Alfa Lipóico

O ácido alfa lipóico pode impedir a glicação de proteínas, o que é importante porque a glicação leva a mais problemas com o metabolismo e inflamação. Glicação se refere a um endurecimento de proteína e um dos resultados é a hemoglobina glicada, condição onde as moléculas de glicose ou açúcar ligam-se com a hemoglobina (que transporta oxigênio no sangue) formando a hemoglobina glicada, reduzindo assim a sua capacidade de transporte de oxigênio. Outra propriedade do ácido alfa lipóico é agir como um poderoso anti-inflamatório. A acetil-L-carnitina e o ácido alfa lipóico trabalham em conjunto para manter os níveis de dopamina, que é um neurotransmissor importante para o metabolismo energético. Estes dois antioxidantes também são cruciais para a perda de peso e treinamento de força. Por exemplo, associar ácido alfa lipóico e l-carnitina antes de um treino, eles vão aumentar a sua energia e melhorar a sensibilidade a insulina. Isso cria um melhor ambiente para o fortalecimento muscular e queima de gordura.

Benefícios do Ácido Alfa Lipóico

Alguns pesquisadores sugerem o ácido alfa lipóico como um tratamento ideal para indivíduos com sobrepeso e complicações de saúde como pressão alta ou diabetes, e que tomar ácido alfa lipóico é uma opção melhor do que remédios para emagrecimento.

Portanto, os principais benefícios do ácido alfa lipóico são:

– Atividade Antioxidante potente;

– Inibidor de processos inflamatórios nas células;

– Previne doenças cardiovasculares;

– Aumenta a energia;

– Auxilia na proteção hepática;

– Previne o envelhecimento precoce;

– Auxilia no controle da diabetes;

– Auxilia no emagrecimento e controle do peso.

Utilização em Produtos Tópicos

Devido a sua ação antioxidante é usado também em produtos para uso tópico contra o fotoenvelhecimento, para prevenção do dano oxidativo causado pela radiação solar. Elimina as espécies reativas de oxigênio, interage com outros antioxidantes como a vitamina C, vitamina E e glutationa. Tem propriedades de reparar danos oxidativos pelo seu efeito protetor contra o estresse causado, por exemplo, pela radiação ultravioleta.

Possui efeito anti-inflamatório reduzindo a produção de substâncias químicas pró-inflamatórias como citoquinas que danificam as células e aceleram o envelhecimento, portanto, auxilia na redução e prevenção da formação de linhas de expressão e rugas.

Reações Adversas

Pode causar dermatite de contato e irritação na pele. Diminuição da glicemia decorrente de um aumento da utilização da glicose, com ocorrência de sintomas semelhantes aos de hipoglicemia (vertigem, sudorese excessiva, cefaleia e alterações visuais).

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Posts Relacionados

Habilitação Coffito

Cursos de Capacitação para Fisioterapeutas espaço A Cursos em Estética é habilitada pelo Coffito a ministrar cursos de capacitação para profissionais fisioterapeutas de Toxina Botulínica,

Ácido Alfa Lipóico

Ácido Alfa Lipóico É um ácido graxo de cadeia curta, encontrado nas mitocôndrias, sintetizado no fígado e também é obtido na dieta pelas carnes de

Você sabe o que é BCAA?

Você sabe o que é BCAA O termo BCAA é na verdade uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada, que