Parâmetros para Avaliação Labial

avaliação-labial

Social Media

Most Popular

Categories

Olá seja bem vinda a esse artigo, nele você vai entender tudo sobre os Paramentos para a Avaliação Labial.

Devemos sempre observar bem os lábios do paciente para assim poder efetuar a correção estética necessária e harmônica. Em repouso, inicialmente observamos a simetria.

Se existir assimetria, deverá ser avaliada, pois a mesma pode ter sido causada por uma deformidade intrínseca do lábio, como existe em muitos pacientes, disfunção do nervo facial ou uma assimetria dento-esquelética.

Portanto, deve ser feita a primeira avaliação labial observando seu aspecto.

Avaliação Labial Visual

Portanto na primeira avaliação, o profissional deve se atentar a algumas características do lábio do paciente.

Pois em relação a forma do lábio, observar a presença de irregularidades e deformidades que podem ser na maioria das vezes são sequelas resultantes de tratamentos estéticos.

Então o tamanho dos lábios também merece atenção, podem ser finos esteticamente não aceitos, extremamente finos (microquelia), grossos ou excessivamente grandes (macroquelia).

A posição dos lábios também deve ser observada para verificar possíveis assimetrias.

Em relação ao envelhecimento, deve observar se o lábio está fino (lábio senil) ou atrofiado, se tem presença de rugas finas ou profundas e se o lábio superior é excessivamente longo.

Análise dos terços da face para entender a Avaliação Labial

Ao iniciarmos a avaliação de um paciente que deseja aumentar ou melhorar o contorno labial, devemos analisar também a proporção dos terços da face, bem como a proporção que os lábios ocupam no terço inferior.

Quando visualizamos a face de uma pessoa de frente (visão frontal), podemos dividir a face em 3 terços iguais:

  • Terço superior começa na linha do cabelo e vai até a região da glabela;
  • Em seguida o terço médio compreende a região entre a glabela e a base nasal;
  • Enfim o terço inferior está entre a base nasal e o mento (borda do queixo) e também o terço que se localiza o lábio.

No terço inferior, o lábio superior deve ocupar um terço do tamanho do lábio e o lábio inferior junto a região do queixo ocupa os demais dois terços do terço inferior.

Delimitação do Lábio

Os lábios são estruturas que circundam a abertura oral. São divididos em lábio superior e lábio inferior.

Dessa forma o lábio superior na região central é delimitado superiormente pela margem inferior da base do nariz. Lateralmente, os seus limites vão até o sulco nasojulgal. O filtro labial e seus pilares fazem parte do lábio superior.

O lábio inferior tem seu limite inferior na região central, o sulco mentolabial.

Composição Labial

As comissuras orais são formadas pela união dos lábios superior e inferior.

Mas a superfície do lábio é composta por quatro zonas: pele, borda do vermelhão, vermelhão e mucosa oral.

O vermelhão é a parte vermelha dos lábios, sendo responsável na estética pelo volume labial. Recoberta por um tecido especializado, que tem continuidade da pele com a mucosa oral do sulco gengivolabial.

Ele se divide ainda em vermelhão úmido e vermelhão seco.

O vermelhão seco é a parte a qual as pessoas passam o batom, que se consegue ver a boca fechada e que precisa de hidratação para evitar o ressecamento.

O vermelhão úmido é a parte que se consegue ver somente quando abre a boca. Percebe-se nitidamente uma linha de transição entre a parte úmida da seca.

A borda do vermelhão é o limite entre a pele e o vermelhão do lábio, sendo demarcado por uma pele mais clara. Tem o importante papel na definição do contorno estético.

Embora o passar dos anos, perdemos volume e definição da borda do vermelhão.

O arco do cupido se vê numa visão frontal: a linha formada pela borda do vermelhão do lábio superior se assemelha a um arco, que se curva medialmente e superiormente das comissuras orais para projeções paramedianas, localizadas na base dos pilares do filtro (crista filtral), com uma convexidade inferior situada entre estas projeções.

Então o filtro é o sulco vertical na linha média do lábio superior limitada por estes pilares laterais (crista filtral).

Você também pode acompanhar mais conteúdos exclusivos através do nosso Instagram:

@drathuannyfarina

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Posts Relacionados

Habilitação Coffito

Cursos de Capacitação para Fisioterapeutas espaço A Cursos em Estética é habilitada pelo Coffito a ministrar cursos de capacitação para profissionais fisioterapeutas de Toxina Botulínica,

Ácido Alfa Lipóico

Ácido Alfa Lipóico É um ácido graxo de cadeia curta, encontrado nas mitocôndrias, sintetizado no fígado e também é obtido na dieta pelas carnes de

Você sabe o que é BCAA?

Você sabe o que é BCAA O termo BCAA é na verdade uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada, que