Olá, seja bem-vindo. Nesse post, você irá aprender tudo a respeito do Preenchimento de Lóbulo da Orelha.
Durante o envelhecimento, a pele perde a elasticidade, resistência ao estiramento e à gravidade, principalmente no terço inferior da face.
Então ocorrem também a perda do contorno mandibular, o aparecimento do sulco mento labial e flacidez cervical e do lóbulo das orelhas.
O lóbulo da orelha é uma região importantíssima na composição estética da orelha.
A idade altera o formato, a largura e o comprimento do lóbulo, em decorrência da flacidez dos tecidos, e, assim, fica em desarmonia de proporção com outros elementos estéticos da orelha, exigindo correção.
À medida que envelhecemos, as porções soltas da orelha aumentam de tamanho.
Por isso o lóbulo de orelha ocupa posição única entre as estruturas da face e tem relevante importância, pela tradição secular de uso de adornos e joias nesse local.
Estrutura do lóbulo da orelha
O lóbulo é uma pequena porção de tecido mole que se encontra na porção inferior da orelha. Então lóbulo da orelha é uma pequena proeminência, conhecida em anatomia como lobos (diminutivo “lóbulo”).
Por isso localizados cranialmente ao lóbulo encontram-se o trágus e o antitrágus, o primeiro localizado logo na abertura do meato acústico externo e o segundo, proximalmente ao lóbulo.
O lóbulo auricular é uma prega de pele e tecido adiposo sem tecido cartilaginoso que tem um bom suprimento de sangue.
Ele tem muitas terminações nervosas e em alguns indivíduos é uma área erógena.
Então o lóbulo auricular não tem função específica, porém tem valor estético e qualquer desproporção ou deformidade é facilmente percebida, o que pode trazer prejuízo.
Dessa forma o comprimento do lóbulo da orelha é entre 28-30% do comprimento total da orelha, é definida pela distância do antitrágus ao sulco subauricular, podendo variar entre 1,5 cm e 2 cm.
Os fatores que contribuem para o tamanho do lóbulo auricular são etnicidade, gênero e idade.
Hipertrofia do lóbulo auricular pode ser genética, associada com macrotia ou patologias como câncer de pele e hanseníase
Como o envelhecimento afeta a região
Os lóbulos das orelhas também podem hipotrofiar, resultando em aumento de rugas e vincos.
Assim como em outras partes do rosto, a pele do lóbulo da orelha é suscetível a danos do sol, contribuindo para o enrugamento da orelha.
Essa piora estética pode ser vista ao passar 40 anos, como no caso de pessoas brancas.
A piora é devido à perda natural de fibras de colágeno e fibras elásticas, que faz com que o lóbulo fique mais flácido.
Esta flacidez causa um incremento em tamanho da orelha, tornando a hipertrofia mais óbvia.
Nós da Cursos Em Estética, que juntamente com a Dra. Thuanny Farina, especialista em procedimentos estéticos avançados, criamos uma escola para ajudar profissionais a se especializarem em cursos na área da estética.
Harmonização e Preenchimento do Lóbulo da orelha
A procura por preenchedores perfeitos resultou no desenvolvimento de vários tipos de produtos com diferentes estratégias e mecanismos de ação.
A ação primária destes produtos consiste em ocupar espaço, aumentar volume e/ou induzir formação de colágeno.
Então a busca por esse tipo de procedimento vem aumentado muito entre os pacientes que agora entendem que a orelha também faz parte da harmonização, promovendo um aspecto mais jovial e até mesmo corretivo, para o caso das pacientes que utilizam brincos muito pesados, deformando a região.
O ácido hialurônico (AH) é um dos preenchedores dérmicos temporários mais usados na correção de rítides, linhas e sulcos faciais por ser seguro e eficaz.
Mas esse ácido é natural no organismo humano e dentre as suas funções destaca-se a manutenção do volume, sustentação, hidratação e elasticidade da pele.
Por isso o procedimento consiste em aplicar uma pequena quantidade de ácido hialurônico, sendo o mesmo produto usado no rosto, porém injetado com uma agulha bem fina no lóbulo da orelha.
Então o preenchimento tem a finalidade de devolver o volume para a região, promovendo uma aparência natural, deixando o aspecto flácido e sem volume.
Você também pode acompanhar mais conteúdos exclusivos através do nosso Instagram: