Potencial da Pentoxifilina na Intradermoterapia

pentoxifilina

Social Media

Most Popular

Categories

Pentoxifilina é uma metilxantina e tem como nome químico 1-(5-oxohexil)-3,7-dimetilxantina. É uma xantina derivada da teobromina e possui diferentes ações farmacológicas no organismo.

Promove a dilatação das paredes dos vasos sanguíneos, inibe a agregação plaquetária e aumenta a flexibilidade dos eritrócitos e leucócitos resultando em melhora no fluxo sanguíneo local (microcirculação).

Também é capaz de modular a atividade imunológica estimulando a produção de citocinas e possui ação lipolítica.

Xantina é um composto orgânico encontrado na urina e em tecidos do corpo humano, encontrada também em algumas plantas.

O termo Xantina vem do grego Xanthos – que quer dizer de cor amarela.

O que é Teobromina?

Teobromina é um alcalóide da família das metilxantinas, da qual também fazem parte a teofilina e a cafeína.

É uma substância normalmente encontrada no fruto do Theobroma cacao, e por isso este composto é normalmente encontrado no chocolate.

Está presente também na semente do guaraná.

Mecanismo de Ação

Portanto a ação lipolítica se dá através da estimulação de formação de AMPc intracelular que produz a ativação da lipase hormônio sensível (LHS), permitindo a hidrólise dos triglicerídeos de reserva em ácidos graxos e glicerol.

O aumento da conversão do ATP em APMc ocorre por duas vias bioquímicas distintas: ativação da adenilciclase ou inibição da ação da fosfodiesterase.

A pentoxifilina é um agente antitrombótico e hemorreológico por inibir a agregação das plaquetas e melhorar a deformidade dos eritrócitos diminuindo a viscosidade do sangue.

Seu efeito vasodilatador é explicado por sua ação sobre os esfícteres pré capilares que são dilatados melhorando a microcirculação e a irrigação dos tecidos.

Dessa forma, a pentoxifilina pode ser associada a outras medicações com o intuito de tratar quadros de celulite quando há comprometimento da microcirculação local.

Conheça nosso de Intradermoterapia Injetável e Pressurizada.

Pentoxifilina: excelente ativo para FEG (celulite)

O quadro evolutivo da celulite apresenta comprometimento na circulação periférica.

A pele apresenta uma superfície ondulada, com depressões e protuberâncias. É o que chamamos de “fenômeno de casca de laranja”.

Entretanto tem um aspecto acetinado, equimoses por fragilidade capilar e microvarizes por tentativa de revascularização superficial. Podemos diagnosticar vários tipos de celulite. Em todos há um comprometimento vascular.

O fibro edema gelóide apresenta infiltração edematosa do tecido conjuntivo por estase capilovenular e linfática, não inflamatória, que leva a hiperpolimerização da substância fundamental amorfa e formação de fibroses, ocorrendo também aumento da espessura dos tecidos subcutâneos e diminuição da sua mobilidade.

Essa hiperpolimerização dos mucopolissacarídeos se deve às alterações da estrutura histológica da pele e do tecido conjuntivo, que causam a retenção de água, sódio e potássio, elevando, assim, a pressão intersticial e causando a compressão de veias, vasos linfáticos e nervos.

Sendo assim é um derivado da xantina teobromina, é um importante agente hemorreológico que melhora as propriedades do fluxo sanguíneo através da diminuição de sua viscosidade, melhorando a deformabilidade eritrocitária, inibindo a agregação plaquetária e reduzindo a hiperviscosidade sanguínea, patologicamente comprometidas.

Consequentemente a Pentoxifilina melhora a microcirculação nutritiva em áreas com comprometimento de fluxo sanguíneo.

Então é uma droga vasoativa. É um agente inibidor da fosfodiesterase. Seu bloqueio proporciona o aumento de AMPc intra-adipocitário o que desencadeia a lipólise.

Sempre que houver um bloqueio desta enzima, os efeitos lipocinéticos do sistema adenilciclase hormônio-sensível liberados e potencializados.

Indicada em aplicações intradérmicas no tratamento das lipodistrofias e nos distúrbios da microcirculação.

Nós da Cursos Em Estética, que juntamente com a Dra. Thuanny Farina, especialista em procedimentos estéticos avançados, criamos uma escola para ajudar profissionais a se especializarem em cursos na área da estética.

Indicações, Contraindicações e Reações Adversas

Portanto indicado em aplicações intradérmicas no tratamento de lipodistrofias associadas à problemas de microcirculação e gordura localizada.

Além disso é contra indicado para pacientes com hipersensibilidade a pentoxifilina e outras xantinas e pacientes com problemas cardíacos.

As reações adversas pequena intensidade, mas ocasionalmente podem ocorrer sintomas como taquicardia, tonturas (devido à leve hipotensão) e naúseas. Podem aparecer também no local da aplicação urticária e prurido que regridem ao término do tratamento.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Posts Relacionados

Habilitação Coffito

Cursos de Capacitação para Fisioterapeutas espaço A Cursos em Estética é habilitada pelo Coffito a ministrar cursos de capacitação para profissionais fisioterapeutas de Toxina Botulínica,

Ácido Alfa Lipóico

Ácido Alfa Lipóico É um ácido graxo de cadeia curta, encontrado nas mitocôndrias, sintetizado no fígado e também é obtido na dieta pelas carnes de

Você sabe o que é BCAA?

Você sabe o que é BCAA O termo BCAA é na verdade uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada, que