Papada: gordura ou flacidez?

papada

Social Media

Most Popular

Categories

Primeiramente a Papada caracterizada como um acúmulo de pele ou gordura entre o queixo e o pescoço. Pode surgir em homens e mulheres.

Ela pode ser muito incômoda, pois interfere nos contornos faciais, envelhecendo o rosto e prejudicando a harmonia dos traços.

A papada costuma ocorrer pela falta de sustentação da pele ou pelo acúmulo de gordura na região abaixo do queixo.

Lipodistrofia do queixo duplo: Papada por excesso de gordura

A lipodistrofia consiste em uma alteração das células adiposas caracterizadas como um distúrbio no metabolismo de gordura ou crescimento anormal de gordura na hipoderme.

Apresenta adipócitos com uma quantidade de triglicerídeos maior que em outras regiões, porém não apresenta sinais de fibrose ou esclerose e ainda o edema intersticial poderá estar presente.

Sendo assim, o queixo duplo formado por gordura localizada soba borda da mandíbula inferior. Pode decair para o pescoço, formando uma dobra de pele, aparentando um segundo queixo.

Pode ocorrer devido a obesidade, ocorrendo formação de depósito de gordura no pescoço e mandíbula, ou por distúrbios hormonais.

Afinal o desequilíbrio hormonal pode proporcionar redistribuição da gordura e deposição na região do pescoço, sendo períodos críticos, em especial, na gravidez e menopausa (andropausa para os homens).

Assim também por doenças do sistema endócrino (hipotireoidismo e hipertireoidismo) causam alterações nos hormônios da tiréoide podem promover o aparecimento de gordura na região do pescoço.

Porém também ocorre o aumento da glândula tireóide, chamado bócio.

Conheça nossos cursos profissionalizantes em Bioestimuladores, um curso completo para ajudar a lidar com a papada e flacidez se seus pacientes. Clique aqui.

Falta de sustentação da pele: Papada por flacidez

A flacidez definida como estado de relaxamento ou ainda definida como o estado do que mole, ou flácido.

Tendo a pele comportamento viscoelástico, pode-se concluir que quando o limite elástico da mesma ultrapassado por algum motivo.

Como por exemplo, um indivíduo magro que se torna obeso em um curto período de tempo e depois emagrece novamente, ao cessar o estímulo, ela não volta ao seu tamanho original, dando origem a esse “excesso de pele”, denominado flacidez estética. 

Podemos destacar as principais causas da flacidez:

  • Envelhecimento: com o passar dos anos, além das alterações nas fibras de colágeno da pele, há redução de massa muscular em todo o corpo, o envelhecimento prejudica a tonicidade dos músculos.
  • Sedentarismo: fazer exercícios com peso enrijece os músculos e tonifica a pele, melhorando muito os casos de flacidez. Com exceção de alguns casos onde a flacidez é muito acentuada.
  • Emagrecimento: o estiramento excessivo da pele, que acontece principalmente na gravidez, e as dietas milagrosas são outros fatores que podem determinar um corpo flácido. Engordar e emagrecer constantemente, o chamado efeito sanfona, acaba levando ao estiramento da pele e, consequentemente a flacidez. 
  • Hormonal: após a menopausa os cuidados com a flacidez devem ser redobrados para manter a consistência firme, por causa da variação hormonal, há uma diminuição do colágeno e da elastina, fibras que dão sustentação à pele. Além de uma diminuição nos líquidos da pele.
  • Predisposição genética: Existem pessoas que têm maior predisposição à flacidez. Devido a uma maior propensão genética, alguns indivíduos têm a estrutura da pele alterada, com diminuição ou alteração das fibras de colágeno e elastina.

Importância de identificar corretamente o tipo de Papada do paciente

O profissional deve saber identificar adequadamente o tipo de papada presente no seu paciente, que pode ser somente gordura, flacidez ou ainda o paciente ter ambos.

A correta identificação da disfunção permite que o tratamento escolhido direcionado e bem assertivo, garantindo assim resultados satisfatórios.

Portanto quando a papada é por excesso de gordura, o uso de ativos lipolíticos (conhecido como lipo de papada enzimática) é uma excelente solução de tratamento.

Quando a papada é por excesso de flacidez, diversas alternativas válidas, desde opções minimamente invasivas como microagulhamento, intradermoterapia, carboxiterapia e também não invasivos como radiofrequência

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Posts Relacionados

Habilitação Coffito

Cursos de Capacitação para Fisioterapeutas espaço A Cursos em Estética é habilitada pelo Coffito a ministrar cursos de capacitação para profissionais fisioterapeutas de Toxina Botulínica,

Ácido Alfa Lipóico

Ácido Alfa Lipóico É um ácido graxo de cadeia curta, encontrado nas mitocôndrias, sintetizado no fígado e também é obtido na dieta pelas carnes de

Você sabe o que é BCAA?

Você sabe o que é BCAA O termo BCAA é na verdade uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada, que