Efeitos do Envelhecimento da face

efeitos-do-envelhecimento

Social Media

Most Popular

Categories

Olá, seja bem-vindo. Nesse post, você irá aprender tudo a respeito Efeitos do Envelhecimento da face e o Derretimento facial.

Portanto o envelhecimento é um conjunto de alterações fisiológicas inevitáveis e irreversíveis, devido a uma perda progressiva da capacidade de adaptação do organismo em decorrência do tempo vivido, ele pode ser acelerado e intensificado por certos fatores que podem ser controlados, como o sol, fumo, álcool, poluentes e má nutrição.

Envolve fatores intrínsecos e extrínsecos.

Por certo alguns fatores que causam o envelhecimento, anatomicamente, são a reabsorção óssea, a perda dos compartimentos de gordura e a fragmentação do Colágeno.

Efeitos e alterações do Envelhecimento em Terços Superior, Médio e Inferior da Face

Durante o envelhecimento ocorrem na face mudanças de diferentes tipos.

Então no terço superior elas estão relacionadas ao dano crônico pela luz ultravioleta, aos músculos intrínsecos da expressão facial e a suas influências na pele e às mudanças gravitacionais da perda da elasticidade tecidual.

Assim no terço médio resultam de uma combinação de fotoenvelhecimento, perda do tecido subcutâneo, perda de elasticidade cutânea e remodelamento de estruturas ósseas e cartilaginosas.

Desse modo o terço inferior, as alterações resultam da combinação de dano crônico pela luz ultravioleta, perda da gordura subcutânea, mudanças devidas aos músculos da expressão facial e do pescoço, mudanças gravitacionais por perda da elasticidade tecidual e remodelamento de estruturas ósseas e cartilaginosas.

Efeitos da Reabsorção Óssea

Na abertura periforme, a reabsorção óssea provoca o abaixamento da ponta do nariz e o sulco nasolabial ganha maior proeminência.

Na órbita ocular ocorre a quadralização e consequentemente um olho menor na aparência; também muda a curvatura da pálpebra superior lateral e uma maior protusão das bolsas.

A maxila perde a projeção do terço médio, retroprojeção e na mandíbula surge um duplo queixo, perdendo o contorno e a hipoplasia do mento com efeito de “sorriso triste e Buldogue”.

Na região malar, a reabsorção óssea causa o sulco nasogeniano, popularmente conhecido como bigode Chinês e um aspecto de afundamento e derretimento.

Efeitos da perda dos compartimentos de gordura

Quando da perda dos compartimentos de gordura há uma desarmonização dos arcos faciais primários e os coxins gordurosos deteriorados.

Então o envelhecimento causa a perda da harmonia das curvas e surgem traçados desarmônicos devido aos deslizamentos dos coxins.

Na juventude, o rosto é moldado como um triângulo invertido, com o ápice voltado para baixo, o que se traduz em um terço médio bem definido.

Com o processo de envelhecimento, a mudança na estrutura facial faz com que os contornos e o volume sejam perdidos, invertendo-se o triângulo da juventude.

As formas faciais também são descritas como rostos ovais, redondos, em forma de coração e quadrados, entre outros.

Efeitos nos músculos da face

Os músculos do terço médio e inferior da face sofrem diminuição do seu tônus gerando a flacidez muscular. No terço superior há um aumento do tônus intrínseco dos músculos (frontal, corrugador, prócero e orbicular), ocasionando rigidez local, ou seja, rugas.

Efeitos nos ligamentos da face

Os tecidos moles da face são dispostos em cinco camadas básicas unidas por um sistema de ligamentos retentores faciais.

Então os ligamentos de retenção da face são responsáveis por ligar as camadas de tecido mole da face ao esqueleto facial subjacente, desde a derme até o periósteo, onde o osso está disponível, ou até a fáscia profunda das estruturas subjacentes, como a glândula parótida e os músculos da mastigação.

Efeitos nas fibras colágenas e elásticas

Após os 30 anos a pele tem perda progressiva de fibras, como as de colágeno e elastina deixando com aspecto cansado e menos nutrido. Isso devido a deficiência de vitaminas, aporte de oxigênio e trocas de metabolismo que ocorre nessa junção.

Com efeito as mudanças no contorno facial que caracterizam esse processo estão relacionadas com os quatro pilares estéticos associados ao envelhecimento.

Assim, hábitos de vida saudáveis associados a tratamentos estéticos direcionados a cada um deles possivelmente preservarão a beleza da face por mais tempo, devido principalmente à manutenção ou melhora da sua tridimensionalidade.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Posts Relacionados

Habilitação Coffito

Cursos de Capacitação para Fisioterapeutas espaço A Cursos em Estética é habilitada pelo Coffito a ministrar cursos de capacitação para profissionais fisioterapeutas de Toxina Botulínica,

Ácido Alfa Lipóico

Ácido Alfa Lipóico É um ácido graxo de cadeia curta, encontrado nas mitocôndrias, sintetizado no fígado e também é obtido na dieta pelas carnes de

Você sabe o que é BCAA?

Você sabe o que é BCAA O termo BCAA é na verdade uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada, que