Benefícios da Ozonioterapia Auricular

ozonioterapia-auricular

Social Media

Most Popular

Categories

Afinal você conhece os Benefícios da Ozonioterapia Auricular?

Primeiramente o ozônio é uma molécula formada por três átomos de oxigênio, caracterizado como uma forma menos estável do oxigênio, pode produzir de duas formas:

  • Pela ação de raios ultravioleta do sol;
  • Artificialmente por um gerador, que forma o ozônio a partir da passagem de oxigênio puro por uma descarga elétrica de alta voltagem e alta frequência.

Sendo assim o ozônio de aplicação médica é uma mistura de no máximo 5% de ozônio e 95% de oxigênio.

Logo após penetrar no organismo, o ozônio é capaz de melhorar a oxigenação e, consequentemente, o metabolismo corporal.

Ozonioterapia no Sistema Único de Saúde

Sendo assim a Ozonioterapia uma técnica que utiliza o ozônio como agente terapêutico para diversas doenças, utilizada desde o século XIX, e, atualmente, uma prática aprovada em vários países.

Contudo a primeira aplicação do gás ozônio realizada durante a I Guerra Mundial para tratar soldados alemães afetados pela gangrena gasosa devido a infecções anaeróbias por Clostridium, muito sensível ao ozônio (O3).

Então desde 2018, a ozonioterapia está nas modalidades de tratamento incluídas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), no Sistema Único de Saúde (SUS).

Mundialmente, é uma realidade em países como Cuba, Alemanha, Itália, Suíça, Áustria, Japão, Chile, Peru, Estados Unidos, Rússia e outros.

A ozonioterapia pode aplicar por diversas vias de administração, como: endovenosa, retal, intra-articular, intramuscular, intravesical, entre outros.

O tratamento também pode ser feito pela ingestão de água ozonizada ou pela aplicação de óleo ozonizado na pele, conforme recomendação médica.

Segundo o Ministério da Saúde, a técnica é complementar e auxilia o tratamento de doenças como:

  • Câncer;
  • Dores;
  • Inflamações crônicas;
  • Infecções variadas;
  • Feridas e queimaduras;
  • Vasculares em que haja redução do fluxo sanguíneo;

Um dos resultados da ozonioterapia é levar mais oxigênio para os tecidos do corpo, o que contribui para reduzir quadros inflamatórios e regular o sistema imunológico.

Ao todo, o SUS oferece 29 modalidades de tratamento.

Portanto a ozonioterapia oferecida gratuitamente a pacientes de odontologia, neurologia e oncologia, quando houver recomendação médica e interesse do paciente.

Você também pode acompanhar mais conteúdos exclusivos através do nosso Instagram:

@drathuannyfarina

Mecanismo de Ação da Ozonioterapia

Logo após penetrar no organismo, o ozônio é capaz de melhorar a oxigenação e, consequentemente, o metabolismo corporal.

Então o ozônio tem por característica aumentar a oxigenação tecidual e consequentemente o metabolismo, apresentando uma ação positiva em doenças infecciosas agudas e crônicas causadas por vírus, bactérias e fungos, em queimaduras, úlceras diabetogênicas, além de outras.

Seu mecanismo de ação estabelecido através da oxidação promovendo uma incrível e versátil cascata de componentes derivados do ozônio (ROS).

Capazes de atuar em vários alvos, fazendo com que o mesmo se torne uma alternativa para o combate a inflamação e infecção podendo modular respostas reparadoras em tecidos dependendo da concentração.

Benefícios da Ozonioterapia Auricular

Os distúrbios respiratórios podem manifestar em diferentes níveis podendo provocar consequências sérias quando não tratados.

Esses episódios são mais comuns nas épocas mais frias do ano.

Os benefícios da ozonioterapia para quem tem problemas respiratórios podem ser explicados pois o ozônio medicinal tem propriedades antioxidantes, analgésicas, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

São importantes para promover melhorias significativas no funcionamento do aparelho respiratório.

O ozônio medicinal, que pode aplicar por diferentes vias e em diferentes concentrações nos pacientes, de acordo com a finalidade e a intensidade de cada tratamento, também reconhecido como um importante aliado no combate de problemas respiratórios.

Uma das formas de aplicação e uma delas é pela via auricular.

Dessa forma, a insuflação pelo ouvido atinge toda a região orofacial ajudando no tratamento de:

  • Inflamações no ouvido;
  • Zumbido;
  • Dores de cabeça;
  • Enxaquecas;
  • Crises em pacientes com rinite, sinusite e qualquer outra inflamação nessa região.

Sendo assim o procedimento de ozonioterapia auricular realizado com um estetoscópio modificado, a mistura de ozônio e oxigênio auxilia no tratamento auditivo, como perda auditiva neurossensorial, otite média, enxaqueca, sinusite.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

2 comentários em “Benefícios da Ozonioterapia Auricular”

  1. João Ricardo Marani

    Fui orientado a fazer ozônio terapia auricular para tratamento de zumbido no ouvido ! Estou pesquisando as informações aqui sobre isso !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Posts Relacionados

Habilitação Coffito

Cursos de Capacitação para Fisioterapeutas espaço A Cursos em Estética é habilitada pelo Coffito a ministrar cursos de capacitação para profissionais fisioterapeutas de Toxina Botulínica,

Ácido Alfa Lipóico

Ácido Alfa Lipóico É um ácido graxo de cadeia curta, encontrado nas mitocôndrias, sintetizado no fígado e também é obtido na dieta pelas carnes de

Você sabe o que é BCAA?

Você sabe o que é BCAA O termo BCAA é na verdade uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada, que