Entenda como a glicação influência no envelhecimento. A glicação é um processo não enzimático que ocorre quando açúcares redutores livres se ligam a grupos amino livres de proteínas e lipídios, formando produtos finais de glicação avançada (AGEs).
Isso pode levar a perda de função proteica e comprometimento da elasticidade dos tecidos, incluindo vasos sanguíneos, pele e tendões.
Envelhecimento X Alimentação
Ao falar sobre envelhecimento cutâneo, o sol é considerado o principal fator ambiental devido à ação oxidativa dos raios UVA. No entanto, há outros fatores ambientais que podem acelerar o envelhecimento cutâneo extrínseco.
Existem dois tipos de causas do envelhecimento cutâneo: o cronológico ou intrínseco, natural e influenciado por fatores genéticos, e o extrínseco ou fotoenvelhecimento, que está associado a fatores ambientais, como radiação UV, tabagismo, álcool, nutrição e poluição.
Nos últimos anos, houve um aumento no consumo de alimentos processados e industrializados, como fast food, que são ricos em carboidratos e gorduras, e pobres em vitaminas e minerais.
Isso resultou em uma inadequação alimentar para muitas pessoas que comem fora de casa.
Então a glicação, que é a reação entre açúcares reduzidos, como glicose, e proteínas, como colágeno, pode explicar a relação entre a dieta inadequada e o envelhecimento cutâneo.
É importante incluir alimentos in natura na dieta, além de aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes ricos em vitaminas antioxidantes que podem auxiliar na redução dos AGEs e radicais livres no organismo.
Isso pode levar à reconstrução celular, rejuvenescimento da pele, manutenção dos tecidos e melhor funcionamento do organismo.Regenerate response
Processo de Glicolisação
Então o excesso de carboidratos na dieta pode induzir a glicação, uma reação não enzimática, que ocorre entre a glicose e as proteínas, gerando os produtos finais da glicação avança (AGEs).
As proteínas com meia vida longa como o colágeno, são as mais susceptíveis à glicação, visto que possui os aminoácidos mais reativos ao processo de glicação, como a arginina e a lisina.
Portanto a glicosilação das proteínas, ocorre quando as moléculas de glicose se aderem e entrelaçam-se as moléculas proteicas, faz com que estas percam a sua estrutura.
Por consequência a função, como no caso do colágeno, o qual quando degradado acaba provocando as rugas e perda da elasticidade da pele.
Produtos Finais de Glicação Avançada (AGEs)
Assim a dieta é considerada uma das principais fontes exógenas de AGEs potencialmente prejudiciais à saúde e relacionadas ao envelhecimento cutâneo.
Sendo que a formação destes produtos nos alimentos é afetada pela composição em nutrientes, temperatura e pelo método de tratamento térmico aplicado durante o processo de preparação.
Os AGEs estão presentes em alimentos submetidos a qualquer tipo de processamento térmico, como alimentos fritos, assados em churrasqueiras, cozidos em forno convencional ou de microondas.
Sendo assim a temperatura o parâmetro crítico para a formação destes compostos.
Logo os métodos de cozimento brandos, e com teor de água, como os ensopados e cozimento a vapor, geram teores menores de AGEs nos alimentos.
Benefícios de Dieta Equilibrada
Uma dieta adequada e equilibrada, que evite alimentos processados e industrializados ricos em gorduras e carboidratos, pode fornecer compostos com efeitos antioxidantes e antiglicação.
As vitaminas C, A e E, por exemplo, podem ajudar a reduzir a formação de AGEs pelo organismo e sequestrar radicais livres de maneira eficiente, preservando a função das fibras de colágeno.
Portanto para reduzir os AGEs e radicais livres no organismo, recomendado aumentar o consumo de alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes, ricos em antioxidantes.
Então esses alimentos auxiliam na reconstrução celular, rejuvenescimento da pele, manutenção dos tecidos e melhora do funcionamento do organismo.
Nós da Cursos Em Estética, que juntamente com a Dra. Thuanny Farina, especialista em procedimentos estéticos avançados, criamos uma escola para ajudar profissionais a se especializarem em cursos na área da estética.