Você sabe o que são Ativos Eutróficos?

ativos-eutroficos

Social Media

Most Popular

Categories

Nesse artigo você vai saber o que de fato são os Ativos Eutróficos.

Utilizados na técnica de intradermoterapia, os ativos eutróficos são responsáveis por melhorar o tecido conjuntivo.

Agem estimulando a produção de fibras de colágeno, reorganizando as já existentes e contribuem também para a formação da matriz extracelular deste tecido.

A intradermoterapia é um procedimento minimamente invasivo que apresenta bons resultados na melhora da celulite, gordura localizada, flacidez, estrias e rugas.

Tem ação localizada e realizada com o uso de agulhas muito curtas, injetando-se medicamentos que melhoram a circulação e as combinações das soluções dependem das necessidades do paciente e do efeito desejado.

Para quais disfunções estéticas pode usar esse tipo de Ativos Eutróficos?

Os ativos eutróficos muito utilizados em procedimentos de correções estéticas de flacidez, estrias, rejuvenescimento e hidratação da pele.

Esse tipo de ativo atua em derme, o ativo aplicado por via intradérmica, em pequenas quantidades, toda região que deseja tratar.

Alguns Ativos Eutróficos disponíveis no mercado

O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido, ácido orgânico de origem vegetal, que tem o poder de regular a queratogênese e limitar a hipercoesão corneocitária própria de certas dermatoses, assim como reduzir o envelhecimento intrínseco e fotoinduzido.

Possui ação hidratante sobre a pele, melhorando o tônus cutâneo, estimula a neocolagênese e incrementa a síntese de glicosaminoglicanos. Indicado principalmente em rugas superficiais e médias, estrias, flacidez e rejuvenescimento da pele.

O ácido hialurônico é um glucosaminoglicano, promove uma intensa hidratação, devido à grande capacidade de absorção de água.

Por isso preenche as lacunas deixadas por estrias e flacidez cutânea.

Os glucosaminoglicanos incorporam-se à matriz onde aplicado, exercendo ação eutrófica no tecido conjuntivo e conferindo elasticidade, tonicidade e maciez à pele.

Além disso, proporciona ação desinfetante e anti-inflamatória, impedindo a criação de cicatrizes e aderências.

Por atuar nas trocas metabólicas e iônicas celulares, exerce atividade antioxidante, impedindo a penetração de agentes tóxicos.

Colágeno

O colágeno é uma das proteínas que formam as fibras do organismo.

Constituído principalmente pelos aminoácidos glicina, hidroxiprolina, hidroxilisina e prolina, o colágeno está presente em grande quantidade nos tendões, pele, ligamentos e músculos.

Dessa forma suas fibras, formadas por um arranjo regular de moléculas de tropocolágeno, são praticamente inextensíveis e têm como característica principal a resistência às tensões.

O DMAE é um precursor da colina e da acetilcolina, sendo usado para prevenção e tratamento de rugas e flacidez da pele; age na acetilcolina, estimulando suas ações.

Assim previne e trata rugas e flacidez do rosto, particularmente na região ao redor dos olhos e do pescoço. Reduz rugas e linhas de expressão.

Atua nas fibras musculares do organismo, tornando-as mais firmes, tonificadas e elásticas.

Contudo a elastina é uma das principais constituintes das fibras do tecido conjuntivo e responsável pela sua elasticidade, propriedade que confere sustentação e firmeza a pele.

Sintetizadas pelos fibroblastos e secretadas no espaço intercelular, na forma de elastina solúvel. Utilizada para tratamentos para rejuvenescimento, também tem ação hidratante e nutritiva.

A formação Master em Intradermoterapia Tradicional e Intradermoterapia Pressurizada são os treinamentos online mais completo da área. Você pode conhecer mais sobre, através deste link

Sílico

Então o silício é um semi-metal, constiuído por moléculas de carbono, presente em compostos minerais e orgânicos.

Dessa forma silício participa da constituição das macromoléculas que formam o tecido conjuntivo, como a elastina, colágeno, proteoglicanas e glicoproteínas.

O silício evita a degeneração das macromoléculas do tecido conjuntivo, favorecendo e estimulando sua regeneração. Induz e regula a proliferação dos fibroblastos.

Além disso atua também como regulador, normalizador, estimulante e protetor dos processos metabólicos e de divisão celular, atuando como agente antioxidante, opondo-se à peorxidação lipídica e reorganizando os fosfolipídios da membrana.

Dessa forma, o silício participa ativamente da proteção contra o envelhecimento precoce.

Portanto o silício apresenta ação lipolítica por estimulação do AMPc, não atuando sobre a fosfodiesterase, como as metilxantinas naturais.

Dessa forma, o silício tem ação lipolítica superior à cafeína, inclusive exercendo seus efeitos em menores concentrações.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

1 comentário em “Você sabe o que são Ativos Eutróficos?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Posts Relacionados

Habilitação Coffito

Cursos de Capacitação para Fisioterapeutas espaço A Cursos em Estética é habilitada pelo Coffito a ministrar cursos de capacitação para profissionais fisioterapeutas de Toxina Botulínica,

Ácido Alfa Lipóico

Ácido Alfa Lipóico É um ácido graxo de cadeia curta, encontrado nas mitocôndrias, sintetizado no fígado e também é obtido na dieta pelas carnes de

Você sabe o que é BCAA?

Você sabe o que é BCAA O termo BCAA é na verdade uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada, que